Adaptado de um texto de Bruno J. Gimenes Como ser livre de verdade? Desenvolvendo a capacidade de se desapegar, de principalmente entender que a sua felicidade não depende necessariamente de coisas, bens ou conquistas materiais. Isso não quer dizer que você não poderá aproveitar bem as coisas do plano físico, claro que sim! Senão, nasceríamos num plano espiritual e não físico. E por que nascemos no plano físico? Porque aqui se reúnem as condições básicas para o espírito de qualquer pessoa se desenvolve.  Porque a nossa  aprendizagem espiritual inclui desenvolver o equilíbrio sobre as coisas materiais e o apego. Por isso precisamos nos entender com as coisas da “Terra". Não podemos ser hipócritas dizendo que o dinheiro é ruim ou que traz problemas. De maneira alguma, já que os problemas e infelicidades são oriundas da mente humana sintonizada em frequências baixas. O dinheiro é a energia da terceira dimensão. O dinheiro é  fluido vital do mundo físico. Mas como toda a energia, ela pode ser usada para o bem e equilíbrio espiritual, ou para o mal e a destruição. A pior escravidão é aquela que acontece em função dos apegos, em que a pessoa tem a ilusão que precisa necessariamente de coisas e pessoas para ser feliz. Muitos atribuem a arte de encontrar felicidade a uma relacionamento ideal, a um emprego bom, um carro do ano, uma casa na praia. Todas essas coisas, se aproveitadas com equilíbrio, podem complementar a felicidade na vida de qualquer pessoa, jamais completar, o que é bem diferente. Complementar quer dizer acrescentar algo ao que já existe. Completar quer dizer preencher algo que está vazio. Ninguém, externamente, pode completar dentro de si um vazio que você gerou consciente ou inconscientemente. Se você gerou internamente esse vácuo na sua alma, também é internamente que você conseguirá criar soluções para preencher esse vazio. As pessoas e coisas materiais podem servir de veículo para que você aprenda o mais rápido possível como se equilibrar e, definitivamente, achar internamente a solução. Na verdade, essa é uma das principais funções de todo o externo: ajudar a entender o interno. Você só poderá ser feliz e livre quando abandonar completamente esses vícios que você alimenta para sustentar essa felicidade baseada em recursos externos. Porque vícios definem-se como algo que você quer e não consegue parar de querer. Os vícios não são necessariamente os mais falados como drogas, álcool, fumo, jogos. Esses estão completamente identificados pelos homens, e são reconhecidos por todos. Refiro-me aos vícios de comportamento e principalmente os de relacionamento. Se você não consegue comportar-se de forma diferente e nova, mesmo sabendo que seria melhor para si, é porque está viciado nesse comportamento, porque ele lhe traz uma emoção viciante, que você não está a conseguir viver sem ela. Se você não consegue viver sem uma determinada pessoa, seja cônjuge, filho, pai, neto, etc.. é porque você está viciado na emoção que isso lhe gera, está aprisionado a essa repetição. Pode ser que o que eu lhe vou dizer o assuste um pouco ou até lhe gere desconforto, pois quando pensei nisso, na primeira vez, também rejeitei à primeira vista: Se a sua felicidade depende de alguém, seja um neto(a), filho(a), namorado(a), marido, esposa, pai, mães etc.. Acredite, você é um obsessor vivo da pessoa que você acha que depende para ser feliz. O desapego são as asas da liberdade, pois se você entender que cada ser tem a sua percurso, que cada pessoa tem uma finalidade e que tudo, na verdade, é temporário, provavelmente, você já começa a encontrar um certo conforto. Se você não pode nem imaginar a possibilidade de perder o seu emprego, ou se não consegue aceitar que um dia os seus parentes queridos vão falecer, ou que seu cônjuge pode simplesmente querer se separar, sinto muito, mas você é quase um escravo(a) da vida, e está longe de ser considerado(a) uma pessoa espiritualizada. Procure aumentar a sua auto-estima internamente com atitudes simples, dê sempre prioridade ao seu crescimento espiritual, adquira um compromisso consigo e em muito pouco tempo começará a colher resultados muito favoráveis ao seu equilíbrio consciencial, criando desapego, aumentando a fé e causando- lhe a sensação real de paz, alegria e liberdade.     Página anterior