Por oposição ao positivismo, constrói-se o negativismo, mas optar por ele é opção nossa e não de mais ninguém. A visão negativa de um determinado assunto, só me é imposta se eu o permitir. Ao analisar uma situação, sou eu que decido seguir uma aproximação negativa ou positiva. Parece complicado, mas não é. Por muito complicada que pareça a situação que temos pela frente, ela não passa de um conjunto de pequenos problemas que se avolumaram e que é necessário desmantelar. Qual é o verdadeiro problema e o que é acessório? Após a identificação do verdadeiro problema, podemos então tratar da sua resolução, mas agora despido de toda a carapaça ilusória que os problemas gostam de trazer com eles. Aqui a questão chave poderá ser “calma para analisar a situação”. A “calma”, não cai do céu, trabalha-se, pratica-se, interioriza-se e o pensamento positivo ao contribuir para o nosso bem-estar é uma ferramenta que ajuda na obtenção dessa “calma”. Vá praticando diariamente nas mais pequenas coisas: Para quê irritar-se com a “má educação” de alguém? o Se não for aceite por mim, a má educação fica com quem a pratica. Claro que “humanamente” sentimos a necessidade de responder, mas isso é o ego a tentar levar a melhor. O ego faz falta ao ser humano, mas tem de ser mantido sob controlo, se não toma conta de nós e corroí-nos a vida.  Comece por praticar a calma nas pequenas situações de conflito (pensamentos negativos, “filmes” que vamos fazendo na nossa cabeça sem qualquer base real, imposições hierárquicas, etc.) e ficará surpreendido com a capacidade de reacção positiva perante grandes conflitos..   Página anterior