Por oposição ao positivismo, constrói-se o negativismo, mas
optar por ele é opção nossa e não de mais ninguém.
•
A visão negativa de um determinado assunto,
só me é imposta se eu o permitir.
Ao analisar uma situação, sou eu que decido seguir uma
aproximação negativa ou positiva.
•
Parece complicado, mas não é.
Por muito complicada que pareça a situação que temos pela frente, ela não
passa de um conjunto de pequenos problemas que se avolumaram e que é
necessário desmantelar.
•
Qual é o verdadeiro problema e o que é acessório?
Após a identificação do verdadeiro problema, podemos então tratar da sua resolução, mas agora
despido de toda a carapaça ilusória que os problemas gostam de trazer com eles.
•
Aqui a questão chave poderá ser “calma para analisar a situação”.
A “calma”, não cai do
céu, trabalha-se, pratica-se, interioriza-se e o pensamento positivo ao
contribuir para o nosso bem-estar é uma ferramenta que ajuda na
obtenção dessa “calma”.
Vá praticando diariamente nas mais pequenas coisas:
•
Para quê irritar-se com a “má educação” de alguém?
o
Se não for aceite por mim, a má educação fica com quem a
pratica.
Claro que “humanamente” sentimos a necessidade de
responder, mas isso é o ego a tentar levar a melhor. O ego
faz falta ao ser humano, mas tem de ser mantido sob controlo, se
não toma conta de nós e corroí-nos a vida.
Comece por praticar a calma nas pequenas situações de conflito
(pensamentos negativos, “filmes” que vamos fazendo na nossa
cabeça sem qualquer base real, imposições hierárquicas, etc.) e
ficará surpreendido com a capacidade de reacção positiva perante
grandes conflitos..
Página
anterior